quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O "mimo" das férias!!!

Conclusão depois de um mês de férias => Rotinas alteradas, horários baralhados, autonomia e independência  perdidas e dose extra de mimo.

Com o regresso ao dia-a dia normal, aos horários apertados, às rotinas definidas, lá em casa parece que retrocedemos pelo menos 6 meses. A verdade é que o Xixas vem com uma dose extra de mimo das férias, vem baralhado com os horários e com as rotinas, e as birras têm sido mais que muitas, chora que parece que lhe estamos a arrancar os cabelos um a um!!!

Se para comer já conseguimos estabilizar e voltar à paz de outros tempos, com o Xixas a comer lindamente sem refilar e até a comer sozinho a fruta, e até mesmo o regresso à escola já está mais pacífico, é verdade que segunda e terço ficou em prantos, mas hoje já saiu do meu colo todo lampeiro para o colo da educadora, disse-me adeus e foi brincar, para dormir está a ser muito, muito complicado.

Nos primeiros dias quando o púnhamos na cama não tinha sono, levantava-se, sentava-se, chorava, gritava... demos-lhe o beneficio da duvida e ficou acordado até mais tarde e teve também direito a dormir até mais tarde!

A partir daí quando o pomos na cama, leio-lhe a historinha da noite, dou-lhe uns beijinhos e assim que apago a luz ele chora, não se levanta nem nada simplesmente chora e grita e só se acalma se perceber que um de nós está no quarto e acaba por adormecer.

No entanto, desde à 3 noites, que acorda às 23 horas, na primeiro noite levámo-lo para a nossa cama porque achamos que poderia ter tido um pesadelo ou coisa parecida, mas no dia seguinte fez o mesmo, deixámo-lo chorar um bom bocado, mas fomos vencidos pelo cansaço e acabamos por o levar para a nossa cama, o que resultou numa noite muito mal dormida!

Por tudo isto ontem decidimos que não havia idas para a nossa cama, se ele acordasse ficava a chorar até adormecer e assim  foi, às 23 horas e pouco ele acordou, fomos lá demos-lhe umas festinhas e uns beijinhos e fomos para a nossa cama... o Xixas chorou mais de 1 hora seguida, e depois começou a fazer por turnos, calava-se e chorava mais um bocadinho, até que já passava da 00:30h adormeceu, ou melhor caiu de cansaço, quando fui ao quarto dele ver se estava tapado, estava em cima da cama, todo destapado, com a cabeça para os pés e vice-versa, mas finalmente a dormir!!!

Hoje acordou super bem disposto e ficou todo feliz na escola... pelos vistos a terapia de choque resultou!!!



1 comentário: