quinta-feira, 14 de março de 2013

A primeira "reunião de avaliação"...

Ontem tivemos a primeira reunião individual com a educadora do Xixas e eu senti-me tal e qual a querida Rita, aqui. Lá chegámos, eu e o pai, prontinhos para ouvir maravilhas do nosso pequenote e principalmente para perceber melhor como é o dia-a-dia dele na escola, com os amiguinhos, as brincadeiras, etc...

Bem, a coisa correu bem, não foram só maravilhas, elogios e afins, mas o essencial foi percebermos que o nosso filhote é feliz, tem muitos amiguinhos e acima de tudo gosta muito de estar na escola :)

O principal "problema" do A. é a concentração, não é fácil mantê-lo muito tempo (a.k.a. 5 minutos) concentrado na mesma coisa, na mesma brincadeira, no mesmo brinquedo e portanto esta vai ser a área de actuação preferencial da professora. A melhor maneira de manter o A. focado é quando ele está a fazer trabalhos manuais, pintar, desenhar e afins... isso ele adora!!!

Já come sempre pela mãe dele, a sopa, o prato e a sobremesa é muito autónomo... em casa temos de começar a pôr isto em prática também!!!

Ficámos também a perceber o porque de o Xixas ser tão "rapaz", tão bruto e ao mesmo tempo tão mimoso... a turminha dele são 14 crianças e só 5 são meninas, pelo que as brincadeiras de rapaz imperam, e a "brutalidade" também... mas as educadoras com muito mimo e carinho lá vão limando as arestas a estes mini terroristas!!! Sim, porque nos foi comunicado que o nosso filhote faz parte do Grupo dos 3 "terroristas" da turma, aqueles que a educadora tem de ter sempre debaixo de olho, aqueles que ela tem de levar pela mão (não sei se não seria aso de usar a trela) quando vão à casa de banho ou à rua, aqueles que sempre que vêem a porta aberta são os primeiros a fugir para o recreio, mas também são aqueles que quando fazem asneira fazem uma expressão que só apetece enchê-los de beijinhos, aqueles que do nada se chegam a elas aos abracinhos e beijinhos... E claro, são os primeiros a comer e a aterrar na hora da sesta!!!

Tivemos a confirmação de que a timidez não assiste o A., segundo a educadora ele é o "socialite" da turma, conhece todas as crianças da escola, brinca com todos os meninos (mesmo os mais crescidos), não estranha nenhuma das educadoras e dá miminhos a todas, adora entrar nas salas das outras turma e acima de tudo adora estar no recreio (open-space) na piscina de bolas, nos carros, nas motas, no escorrega...

E finalmente, a cereja em cima do bolo, o A. adora brincar com a D. Luísa (a senhora que limpa a escola), adora esconder-lhe a vassoura, a esfregona, os sacos e afins... segundo a educadora, o A. é o menino que a D.Luísa conhece melhor na escola toda, é vê-la a trás dele a dizer "Afonso, onde tá a minha vassoura?", "Afonso, onde tá a minha esfregona?"...

O que mais importa foi percebermos como o nosso filhote é feliz, bem tratado e adora estar na escola... porque o mais importante é que as "infindáveis" horas que ele lá passam sejam de alegria e felicidade, que o ajudem a desenvolver-se e a criar boas bases para o futuro...

E agora vou ali limpar a baba que já está a escorrer para a mesa....

Sem comentários:

Enviar um comentário