segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Não!!!

O feitiço virou-se contra o feiticeiro, ou mais ou menos, tantas vezes o Xixas nos ouviu a dizer não, e não, e não mexe, e não pode... que agora sempre que lhe dizemos alguma coisa a resposta é Não!!!

- Afonso vamos tomar banho? Não!
- Afonso vamos jantar? Não!
- Afonso vamos dormir? Não!
- Afonso vamos brincar? Não!!!!

Não, não e não!!! Os terrible two estão a atacar em força, são birras atrás de birras, rasgos de personalidade fortes e traquinice que não acaba... aliás. muitas vezes me pergunto de onde vêm tantas ideias disparatadas!!!! Mas no fim do dia é um miminho e um doce!!!

Eu sei que tudo isto faz parte da idade e que é uma fase com a qual temos de saber lidar para ultrapassar, e os textos da Olga Reis (O Rei Vai Nu), que leio religiosamente todos os dias, têm me ajudado a lidar com os comportamentos do meu pequeno Xixas e com as dúvidas que muitas vezes me deparo!!! Porque a melhor coisa da blogesfera é podermos aprender com a experiência e a sabedoria dos outros e sem dúvida a Olga tem sido uma GRANDE ajuda :)

Aqui fica um pequeno excerto (de um texto fantástico) que parece escrito sobre o nosso pequenito...

"Não, não, não!"

A criança de dois anos está a aprender a ser independente e pode tornar-se resistente e desafiadora. A palavra "não" pode tornar-se uma das suas preferidas. Este negativismo é normal. A criança também é muito impulsiva e fica frustrada com facilidade. Por isso, pode fazer birras, bater, morder. Para a criança aprender a controlar o seu comportamento, é preciso guiá-la de forma positiva. Os pais devem evitar dar mais atenção aos comportamentos negativos do que aos positivos.

1 comentário:

  1. A Teresinha ainda está longe dos 2 anos, mas agora (às vezes) quando lhe chamamos a atenção ri-se... acho que é terrible qq idade!! :)

    ResponderEliminar